Hackers conseguem aceder a conteúdos partilhados no WhatsApp através de um GIF


Resultado de imagem para imagem de whatsapp
De acordo com o investigador que descobriu a falha, o problema ocorria a nível da memória da aplicação. O Facebook corrigiu já o erro e recomenda que os utilizadores instalem a versão mais recente do app.

Foi descoberta uma falha de segurança no WhatsApp que deixa as mensagens e ficheiros partilhados pelos utilizadores vulneráveis a ataques. Ao enviarem um GIF aos utilizadores, os hackers conseguiam ganhar acesso a todos os conteúdos no dispositivo do receptor.
De acordo com a publicação TheNextWeb, a descoberta foi feita por um programador cuja alcunha é “Awakened” que explica que o erro se traduz numa anomalia na memória da aplicação. O erro pode levar o app a ter erros de funcionamento, bem como “abrir portas” para o dispositivo da vítima – basta o utilizador interagir com o GIF.


O programador explica que a falha de segurança afeta maioritariamente dispositivos Android com a versão 8.1 e 9.0 do sistema operativo, mas que não afeta a versão 8.0. «No entanto, o erro pode afetar os dispositivos com versões mais velhas do Android», disse Awakened numa publicação. O Facebook já tomou conta da ocorrência e aconselhou todos os utilizadores que possuem WhatsApp a atualizarem o app de forma a evitarem ataques desta natureza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui :