90 milhões de utilizadores saíram do Facebook em resposta a hacker






O Facebook talvez exija um novo login para alguns usuários . O que se passou foi um novo caso onde atacantes tiveram acesso total às contas de (pelo menos) 50 milhões de utilizadores. Isso é o que eles dizem ! O número pode ser muito maior de contas vazadas . Um ataque de origem ainda desconhecida terá tirado partido de múltiplas vulnerabilidades no Facebook que, quando combinadas, permitiam aos atacantes roubar dados dos utilizadores como : CPF , RG , FOTOS  ou seja tudo da vida pessoal de uma pessoa que posta ali os detalhes de sua vida , mesmo para aqueles que preservam seus dados . 
Como medida de emergência, o Facebook fez o sign out de 90 milhões de utilizadores: 50 milhões que tinham tido as contas acedidas, e de outros 40 milhões adicionais que potencialmente também poderiam estar em risco.
Especialistas no ciberespaço expõem rotineiramente brechas em sites e softwares corporativos, ganhando pequenas recompensas financeiras. No entanto, é incomum que os chamados hackers "de chapéu branco" façam isso em tempo real. Neste caso o planejamento é feito com muita antecedência e estudo , cada caso é um caso . Já tivemos Bancos com senhas quebradas e que têm várias camadas de proteção contra Hackers . 
O Facebook, como muitos gigantes do Vale do Silício, administra um próspero programa de recompensas de bugs. A empresa enfrenta uma série de questionamentos pelo uso de informações privadas de seus usuários, supostas interferências em eleições . Mesmo assim , devemos continuar com o Facebook , visto que , é um meio de nos comunicarmos . 
Ao contrário do caso Cambridge Anayltica, onde se tratava de uma empresa ter acesso aos dados dos "amigos dos amigos", aqui estamos perante algo bem mais grave, pois os hackers poderiam utilizar as contas destes utilizadores tal como se fossem os detentores legítimos das mesmas.
Escusado será dizer que é um caso que chega na pior altura possível para o Facebook, que enfrenta pressões a todos os níveis - mas particularmente governamentais - sobre o tratamento que dá aos dados dos utilizadores, e que poderá muito bem vir a ser a gota de água que faça que alguns políticos indecisos passarem a considerar necessário um controlo mais apurado sobre o funcionamento das empresas tecnológicas. Os serviços do Instagram , entre outros,  que são ligados ao Facebook vão ter que ser reconectados de novo . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui :