heading-tags-h1-h2-h3



UTILIZANDO HEADING TAGS H1, H2 H3 EM SEO


<h1> - Header 1


As Heading Tags (H1, H2, H3, ...) são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e sub-títulos de uma página. H1 é a abreviação do inglês para Header 1, ou Cabeçalho 1, logo, o mais importante dos Headers. Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página. Assim como nos nos negritos de uma página e o Title, a tag H1 é um importante elemento que o Google utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define seu conteúdo.



Note que no caso acima, não foi utilizada a palavra-chave Google Chrome no h1. Em um projeto de SEO, o título seria reescrito para algo como "Google Chrome - um navegador Web gratuito e mais rápido", caso a palavra-chave trabalhada nessa página fosse o nome do navegador.
Recomendamos ainda utilizar apenas uma H1 por página, sempre focando na palavra-chave principal. Isso dá um claro indício ao Google de qual é a palavra-chave mais importante da página.

<h2>, <h3>, <h4>, ...


As demais Heading Tags, como H2 e H3, são geralmente utilizadas como sub-títulos de uma página. Em SEO, são um excelente recurso para incluir palavras-chave complementares, ou seja, variações e complementos da palavras-chave principal que não terão uma página exclusiva para ela, seja por baixo volume de pesquisa ou por simplesmente não se encaixar no conceito do site.



Exemplo de Heading Tags


  • <h1>Buffet Infantil da Carochinha</h1>
  • <h2>Festas temáticas</h2>
  • <h3>Festas do Barney</h3>
  • <h3>Festas dos Angry Birds</h3>
  • <h3>Festa da galinha pintadinha</h3>
  • <h2>Venha visitar a casa na Vila Olímpia - São Paulo</h2>
  • <h3>Ponto de referência</h3>
  • <h3>Estacionamento</h3>



Como visualizar as Heading Tags


O Plugin do Chrome  Style Killer, de Gyutae Jo, foi o que utilizamos para exibir o H1 do Google Chrome, na imagem acima. Ele destaca visualmente a posição das diversas Heading Tags na página. Não se assuste com os caracteres em chinês ao instalar o plugin - após a instalação, os menus serão exibidos em inglês.


Heading Tags e o CSS



As Heading Tags são geralmente utilizados por programadores com estilos pré-determinados no CSS, a folha de estilos do site (se você não sabe o que é CSS, pergunte ao programador web mais próximo :-). Dessa forma, os H1s possuem geralmente o mesmo tamanho, cor e fonte em todo o site. O mesmo vale para as demais Heading Tags. Isto acaba causando uma desconexão entre as necessidades de otimização de um site para Google e as características visuais desse site. Vejamos por exemplo a página do site Basecamp.com. Neste exemplo, usaremos novamente a ferramenta Style Killer para a visualização das Heading Tags:






Do ponto de vista visual, as Heading Tags foram utilizadas corretamente. Veja que há duas Heading Tags H1 na página, ambas com as mesmas características visuais de tamanho, cor, fonte. Do ponto de vista de SEO, porém, os textos contidos em H1, H2 e H3 poderiam ser melhor trabalhados, e não seguem o padrão utilizado em SEO. Para contornar esse fato, é possível criar diferentes estilos para a mesma Heading Tag. Ao mesmo tempo, conteúdo irrelevante para SEO como Find out why (descubra como) não deveria ter o status de um H3. Um bom programador SEO deve conseguir aliar as características visuais de um site às necessidades de SEO da página.

Experiência de navegação e as Heading Tags

Concluindo :

O Google trabalha cada vez mais para aprimorar nossa experiência como usuário, sempre entregando os resultados com maior valor e relevância de acordo com nossas buscas, por isso, uma experiência de navegação tem igual valor de relevância.
A organização de uma página é um dos elementos mais básicos da experiência de navegação do usuário, uma divisão realizada corretamente com título, subtítulos torna a leitura muito mais agradável para qualquer pessoa. Lembrando que, apenas garantindo que todo o seu site esteja bem organizado e estruturado você já estará concluindo uma parte importante do trabalho de SEO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui :