Aprendendo sobre componentes SMD



VARISTOR

Um varistor (Variável resistor) é um componente eletrônico cuja resistência óhmica diminui à medida que a tensão que é aplicada aumenta; Eles têm um tempo de resposta rápido e são utilizados como limitador dos picos de tensão .


Resultado de imagem para foto capacitor smd




TERMISTOR

Um termistor é um semicondutor que altera o valor da sua resistência elétrica em função da temperatura, o nome vem do Therm res sensíveis aliado Istor (sensível da temperatura do resistor inglês). São dois tipos de termistores: NTC e PTC. Os termistores (Positive Temperature Coefficient) é um resistor variável que aumenta à medida que a temperatura   aumenta o valor. (Negative Temperature Coefficient) é um resistor variável cujo valor diminui à medida que a temperatura aumenta (tendem a confundir-se com Bobinas).


Resultado de imagem para foto capacitor smd 



REGULADORES

Durante os reparos encontramos os reguladores de tensão, um regulador de tensão é um dispositivo , geralmewnte  formado por semicondutores, tais como diodos zener e circuitos integrados, que tem por finalidade a manutenção da tensão de saída de um circuito elétrico. Sua função principal é manter a tensão produzida pelo gerador/alternador dentro dos limites exigidos pela bateria ou sistema elétrico que está alimentando. Um regulador de tensão é incapaz de gerar energia.






DIODOS

São componentes eletrônicos de dois terminais (pinos) que permite o fluxo de corrente de energia elétrica através dele em uma direção. Existem muitos tipos de diodos, como por exemplo, LEDs que são aqueles que têm a qualidade para emitir luz.







CAPACITORES

É um conjunto de duas superfícies condutores em total influência, geralmente separado por um meio dielétrico, usado para armazenar energia de alimentação. Os capacitores podem ser usados com filtro de fonte de alimentação,transformando corrente pulsante em contínua e também servem para bloquear C.C. e deixar passar apenas C.A. Quanto maior o valor do capacitor ou a frequência da C.A., mais fácil para passar pelo capacitor. Também são usados para sintonizar determinados circuitos. Capacitor Cerâmico é formado por dois eletrodos metálicos, os quais são denominados “armaduras”, estas são separadas por um material isolante chamado de “dielétrico”.






Capacitor de tântalo é um capacitor feito à base de compostos de tântalo ou tantálio. Capacitores de tântalo são capacitores eletrolíticos que usam um material chamado tântalo, para os eletrodos.








RESISTÊNCIAS / RESISTORES

Componente eletrônico projetado para Induzir uma resistência elétrica determinada entre dois pontos de um circuito elétrico ou para produzir calor explorando o efeito |Joule. Formado por carbono e outros elementos resistivos para reduzir a passagem de corrente. Ele se opõe a passagem da corrente elétrica quanto maior o valor da resistência, maior será a barreira para a passagem da corrente elétrica. Podem ou não exibir valor no corpo do componente. Uma dica para os que não possuam grafia é que a parte de baixo é branca .






INDUTORES / BOBINAS

Podem ser definidos como componentes que armazenam energia na forma de um campo etromagnético.Podem também ser definidos como componentes que se opõem a qualquer mudança na corrente que passa através dos mesmos. Estas definições esclarecem a finalidade para a qual os indutores são usados em circuitos isto é, para armazenar energia ou opor-se a uma mudança na corrente. Podem também serem usados para deixar passar frequências baixas, rejeitando, ao mesmo tempo, altas frequências.






CIRCUITOS INTEGRADOS = C.i

Também chamados de chips ou microchips, são pequenas ``pelotas´´ de material semicondutor, de alguns milímetros quadrados de área em que os circuitos eletrônicos são fabricados e que está protegida dentro de um plástico ou cerâmica encapsulado. Um circuito integrado pode ser praticamente qualquer coisa: uma memória, um processador, MOSFET, etc. (Eu não vou entrar em detalhes). Como tem muitas possibilidades, também tem muitas formas possíveis.










BGA - Eles não têm pinos visíveis. Os contatos são bolas de estanho que tornam a união com a placa de contato. Quando é reparado ou substituído, você tem que refazer as bolas (o famoso Reballing).







Veja que não seria possível existir celulares sem a existência dos Circuitos Integrados. 


CRISTAL OSCILADOR


Um oscilador de cristal é um componente eletrônico que utiliza a ressonância de um cristal em vibração de um material piezoeletrônico, para criar um sinal elétrico com uma frequência bastante precisa. Esta frequência é comumente usada para medir precisamente o tempo, tais como em relógios de quartzo, bem como para estabilizar frequências de transmissores de rádio. O cristal piezoelétrico mais utilizado é quartzo. Osciladores de cristais são componentes compostos de dois terminais, ligados a um cristal piezoeléctrico interno. Esse cristal contrai quando submetido à tensão elétrica, e o tempo de contração varia conforme a construção do cristal. Quando a contração chega a certo ponto, o circuito libera a tensão e o cristal relaxa, chegando ao ponto de uma nova contração. Assim, os tempos de contração e relaxação desse ciclo determinam uma frequência de operação, muito mais estável e controlável que circuitos com capacitores. Cristais de quartzo são usados sobre tudo em microcontroladores eletrônicos.






TRANSÍSTOR


O transístor é um componente eletrônico semicondutor com várias funções, nomeadamente: amplificador de sinal (tensão), comutador de circuitos e amplificador e regulador de corrente. A palavra transístor resultou da justaposição das palavras transfer + resistor , isto é, resistência de transferência, visto poder ser considerado como uma resistência, fixa ou variável colocada entre o gerador e a carga.Foi inventado na década de 1950 devido a uma necessidade então sentida de encontrar um substituto para a válvula eletrônica que fosse mais barato, mais pequeno e consumisse menos energia – o que foi conseguido com o transístor. Existem, hoje, diferentes tipos de transístores, nomeadamente o transístor bipolar e o transístor unipolar ou FET. Este último tem diferentes variantes: o JFET (Junction Field Effect Transístor), o mosfet (Metal Oxid Semiconductor Function Effect Transistor), o Nmosfet (tipo n), o Pmosfet (tipo p). Este é um componente que dá mais defeito nos equipamentos .  




FUSÍVEL


Em eletrônica e em engenharia elétrica, fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em
circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto de um circuito elétrico, para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar um determinado valor, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, o que poderia danificar a integridade dos condutores, com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.








Simbologia dos Componentes nos Manuais Técnicos ou de Serviços



Varistor









Termistor







Regulador de Tensão C.i







Diodos








Capacitores











Resistores









Indutor / Bobina








Circuito Integrado









Cristal Oscilador









Transístor








Fusível




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui :